O que é Pelego e Queixada!

Pelego

Pelego é um termo depreciativo utilizado no jargão do movimento sindical para se referir aos líderes, representantes e trabalhadores de um sindicato que em vez de lutar pelo interesse dos trabalhadores, defende secretamente os interesses do empregador, ainda que tal atitude seja descoberta, cedo ou tarde.

A palavra tem como origem o pelego utilizado pelos cavaleiros gaúchos. Trata-se de um pedaço de lã de carneiro, colocado sobre a sela e preso por uma tira de couro chamada barrigueira, para que não escorregue. Sua função é amaciar o assento do arreio de lida com o gado.Essa postura intermediária, por analogia, passou àquele que deveria representar os trabalhadores, mas os amacia, para que estes não lutem por seus interesses. Trata-se de ofensa muito grave no contexto sindical, utilizada pelo menos desde os anos 40.

Queixada

Queixada (Pecari tajacu) é um mamífero artiodátilo da família dos taiaçuídeos, é muito semelhante ao caititu (Tayassu pecari) do qual é simpátrico (compartilha do mesmo habitat).
De hábitos diurnos e terrestre, é encontrado desde o Sul do México até o Nordeste da Argentina. Possui cerca de 1 metro de comprimento e pelagem negra com o queixo branco.
Vive em bandos que chegam a somar mais de trezentos indivíduos.
Alimenta-se de frutas, sementes, brotos, raízes e folhas, e também de pequenos invertebrados e presas como sapos, lagartos e filhotes de aves



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

1 comentários:

  Chaves

18 de março de 2011 16:41

Festa de comemoração das lutas e conquistas de Perus.
“A Historia de um lugar construída e contada por seu povo”
Aniversário de 9 anos de implantação do Programa de Saúde da Família do Recanto dos Humildes.

Caminhada Cultural por Perus da associação Nova Esperança no Recanto do Humildes até a sede do sindicato dos Queixadas com apresentação de teatro, musica, cinema e fotografia nas ruas

Data: 26 de março de 2011 às 15hs
Concentração: Rua Recanto dos Humildes, 100 - Perus, São Paulo, CEP 05209-000
Participações: bateria do Valença, grupo de teatro Pandora, grupo de teatro Guarus netos de Queixadas, Sarau Poesia na Brasa, Maracatu, projeto Guri, Comunidade Cultural Quilombaque.
Show: Charles Abraão e Cheiro de Mato.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Manifesto

Pela valorização e resgate histórico dos movimentos populares de Perus
Que as novas gerações possam conhecer a aprender com os Queixadas e com os movimentos de moradia e popular de saúde
Que os movimentos populares se mantenham vivos para a construção de um mundo mais justo
-----------------------------------------------------------------

Exemplos de Perus para o mundo

Você sabia que:
Os Queixadas foram trabalhadores da fábrica de cimento que fizeram a greve mais duradoura da Historia Brasileira, 7 anos, e que contribuiu para que hoje tivéssemos presença do sindicato nos atos de contratação e demissão de mão de obra, salário família, reconhecimento da legalidade das greves por atraso de pagamento entre outros benefícios?

O movimento de moradia do Recanto dos Humildes teve uma belíssima experiência de solidariedade na construção das casas através do mutirão que se desdobrou na construção de um Posto de Saúde – Programa de Saúde da Família,com ajuda de muitas pessoas?

O movimento popular de saúde de Perus é um grande exercício de democracia e além de lutar por maior assistência na área da saúde foi essencial para que o lixão fosse desativado e não instalassem mais lixões na região?

Realização: Quilombaque, Sindicato dos Queixadas, Movimento Popular de Saúde,
Apoio: Associação Nova Esperança, Grupo de Caminhada de Perus, Escola de Idiomas Speak Well, Grupo de Terapia Comunitária Primavera, Centro Pastoral Santa Fé.