Aterro Sanitário Bandeirantes

Do Blog Aterro Sanitário - Captação de Metano gerando Créditos de Carbono

Soraia Abreu Pedrozo

Um projeto brasileiro de captação e uso de metano, um dos gases que provocam o aquecimento global, é referência mundial de desempenho e qualidade. O Aterro Bandeirantes, na região de Perus, em São Paulo, consegue captar acima de 75% dos gases emitidos, que alimentam uma usina de geração de energia. Esse trabalho já valeu à prefeitura de São Paulo, uma das participantes do projeto, o equivalente a 800 mil toneladas de créditos de carbono de acordo com as normas do Protocolo de Quioto (acordo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa), que deve render aos cofres municipais quantia próxima R$ 40 milhões.

O engenheiro Manoel Antônio Avelino, diretor de desenvolvimento da Arcadis Logos, que comanda a Biogás Energia Ambiental, empresa responsável pela captação do metano liberado do lixo orgânico, explica que uma das razões desse desempenho é uma projeção bastante conservadora dos resultados do projeto. Hoje, uma das preocupações do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas é que alguns mecanismos de desenvolvimento limpo (MDLs) é que a captação, principalmente de metano na suinocultura, tem ficado abaixo de 30% do prometido.

"A captação de biogás em um aterro sanitário depende, primeiro, da qualidade do lixo. É preciso haver uma separação de lixo orgânico e entulho. Pedra não vai emitir metano. E, com entulho misturado, o trabalho é dificultado", explica Avelino. "Outros fatores fundamentais para uma boa performance são a qualidade do projeto de engenharia, a projeção do aterro e um sistema de gás bem instalado."

O engenheiro estima que haja, segundo dados da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC), cerca de 55 projetos de MDL em aterros no mundo todo. "Desses, uns 14 ou15 são brasileiros."
De 1,8 milhão de créditos de carbono de aterro comercializados no Brasil, 80% são gerados pelo Bandeirantes. "Neste aterro não se fez economia, atendemos um conjunto geral de características. E é realizado um trabalho contínuo de hora a hora", afirma.


Fonte: DiárioNet



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: