Caieiras, Biogás com tecnologia 100% nacional

Após três anos de trabalho, pesquisadores do Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), da USP, desenvolveram um sistema de geração experimental a biogás de lixo com tecnologia inteiramente nacional. O sistema foi instalado no centro de tratamento de resíduos de Caieiras (CTR), região metropolitana de São Paulo. É a primeira usina do país com 100% de conteúdo local, já que todas as usinas movidas a biogás de lixo em operação no Brasil no momento - Bandeirantes (SP), São João (SP), Veja (BA) e Nova Gerar (RJ) - utilizam sistemas importados.

Os testes com o biogás produzido em Caieiras começaram no final de 2008 e envolvem um motogerador de 200 kW. A expectativa é que ao longo da operação contínua a tecnologia demonstre um custo menor de produção de eletricidade em relação às demais térmicas. A instalação consome 192 m³/h de biogás com 40% de concentração de metano. Há um excedente de 3.165 m³/h atualmente queimado em flare.

http://i660.photobucket.com/albums/uu330/bravo1932/a3/image002.jpg?t=1243087583

Com base nesse projeto do Cenbio no CTR de Caieiras, a empresa responsável pela operação do aterro, a Essencis Soluções Ambientais, controlada por Camargo Corrêa e Grupo Solví, planeja implantar no local uma unidade com capacidade para 13 MW.

Fonte



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: