Kassab abandona o bairro de Perus

Na capital, labirinto de ruas piora efeito do excesso de carros

Estudo da Universidade de Brasília coloca São Paulo em 156º em ranking mundial sobre facilidade para se deslocar, com 164 cidades Pesquisador avaliou quantidade de cruzamentos e localização das vias

A impressão de que andar pelo trânsito paulistano é como encarar um labirinto foi comprovada por uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB). O urbanista Valério de Medeiros estabeleceu um índice para comparar a facilidade de circulação em diferentes cidades e concluiu: São Paulo fica em 156º lugar em um ranking mundial com 164.

"O fator facilidade de deslocamento é calculado basicamente levando-se em conta a quantidade de conexões [cruzamentos] que existem em uma rua e a posição dela dentro da malha da cidade [central ou periférica]", explica Medeiros. Segundo ele, quanto mais cruzamentos tem, mais a via está integrada à cidade. Se a rua for periférica, ela, então, fica interligada somente à sua região.

O pesquisador afirma que faltam grandes eixos de ligação na capital paulista. "Vejo a cidade como uma colcha de retalhos: cada bairro tem um desenho diferente nas ruas, sem uma conexão clara entre eles, causando um espaço fragmentado", diz. Ele afirma que um trajeto que poderia ser feito com dez mudanças de direção, por exemplo, acaba sendo realizado com 15 em São Paulo. Outro fator que prejudica a mobilidade são ruas sem saída.

O urbanista diz que Nova York ficou em primeiro no ranking porque tem eixos paralelos e perpendiculares, em que as vias se cruzam, dando mais opções de trajetos para os motoristas.

Medeiros afirma que a opção para São Paulo se tornar mais integrada é investir em transporte público, transformando corredores de ônibus e metrô nos grandes eixos de ligação entre os bairros.

Perus é um dos piores Bairros, aliado a falta de saúde, o torna o Bairro mais abandonado de São Paulo.

Fonte: Destak



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: