Dicas para prevenir o contágio da gripe suína




Procedimentos simples como lavar as mãos com água e sabão, usar lenços descartáveis e adotar hábitos saudáveis, como boa alimentação e atividades físicas, ajudam.


A cada dia aumenta a preocupação com a nova gripe, também chamada de influenza A. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 11 mortes por causa da doença e outras quatros estão sendo verificadas no Rio Grande do Sul.

Para os médicos, o importante é manter a calma e redobrar os cuidados com a prevenção. É o que recomenda também a diretora de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Jacyra Ferreira. “Vale lembrar que, nesse momento, não circula apenas H1N1, mas também o vírus de gripe comum, que corresponde à maioria dos casos”, explica.

De acordo com ela, o uso da máscara só indicado para profissionais que vão ter contato com doentes e para os pacientes. “Já os outros cuidados são comuns a qualquer pessoa que esteja gripada. Lavar as mãos, por exemplo, é um ato higiênico que deve ser preservado”.

Jacyra Ferreira lembra que o vírus da nova gripe sobrevive no ambiente por até 72 horas. “Se uma pessoa doente espirrou naquele local e você pegar no dia seguinte, levar a mão às mucosas, que são boca, nariz e olhos, você pode contrair o vírus”, afirma.

“Pessoas gripadas não deveriam frequentar locais fechados, mas existe prática de continuar trabalhando, indo ao shopping... O importante é proteger o rosto quando for espirrar e estar sempre lavando as mãos”.

O Ministério da Saúde recomenda que quem estiver com febre acima de 38 graus, tosse e dificuldade respiratória, procure um médico ou a unidade de saúde mais próxima. Para evitar o contágio, algumas dicas são valiosas:

- Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;

- Usar lenço de papel descartável;

- Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

- Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco cinco dias após o início dos sintomas);

- Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados).

- Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação;

- Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;

- Para os viajantes que se destinam a outros países, seguir rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias locais durante a permanência nessas localidades.

Fonte: pe360graus



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: