AMA UBS AMA Especialidade AME PS Como funcionam



Rede pública municipal de saúde em SP conta com 877 unidades. Muitas vezes, paciente não sabe qual procurar.

AMA, UBS, AMA Especialidade, AME, PS. São muitas siglas e muitas dúvidas. A rede pública municipal de saúde tem 877 unidades espalhadas pela capital, mas é preciso saber exatamente qual procurar.

A Assistência Médica Ambulatorial (AMA) atende casos de urgência que não trazem risco de morte. O atendimento é feito por dois tipos de médicos: o clínico geral e o pediatra. Na capital, existem 115 AMAs em funcionamento. Problemas respiratórios, pequenos machucados, exames simples (urina, sangue) são os tipos de casos atendidos. Os mais graves têm prioridade e não há marcação de consultas.

Já na Unidade Básica de Saúde (UBS), o atendimento é só com hora marcada com três tipos de médicos à disposição: o clínico geral, o pediatra - que cuida da saúde das crianças - e o ginecologista - que cuida das mulheres e faz o pré-natal das grávidas.

Depois que passa pela consulta marcada na UBS, o paciente pode ser encaminhado a uma AMA Especialidade, onde estão os cardiologistas, endocrinologistas, urologistas, reumatologistas, neurologistas, ortopedistas e angiologistas.

O governo do estado também oferece este tipo de serviço. O nome muda: é o AME, Ambulatório Médico de Especialidades. São mais especialistas, faz vários exames e até pequenas cirurgias, mas todos pacientes são encaminhados pela UBS.

Esse sistema de saúde foi criado para facilitar o tratamento dos pacientes e desafogar o pronto-socorro dos hospitais. O PS só deve ser procurado em casos de emergência, quando tem risco de morte.

A UBS funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. AMA, AMA Especialidades e AME abrem de segunda a sábado, das 7h às 19h. Doze amas funcionam 24 horas, assim como o pronto-socorro dos hospitais.


Fonte



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: