Cadê meu Auxiliar de Juventude ?



“Auxiliar de Juventude” é cargo criado para identificar demandas dos jovens com o objetivo de aproximá-los do poder público, nas 31 subprefeituras da cidade de São Paulo. No entanto, em quatro dias de pesquisa a repórter da CBN Raquel Melo não encontrou estesprofissionais que já foram contratados e estão na folha de pagamento da prefeitura com salário que variam de R$ 800 a R$ 3 mil e poucos, por mês.

Nem o secretário das Subprefeituras Andrea Matarazzo soube explicar bem o motivo destes profissionais serem desconhecidos dentro dos órgãos da administração pública municipal ou estarem atuando em desvio de função. Apesar de ter conversado com a repórter da CBN na terça-feira à tarde, até a manhã desta quarta, a Secretaria das Subprefeituras ainda não tinha informações esclarecedoras.


Quem tiver informações escreva para gabinetedoprefeito@prefeitura.sp.gov.br ou deixe recado aqui no blog.


Auxiliares de juventude

Raquel de Souza, assessora do Programa Juventude da Ação Educativa (Instituto Pólis)

Facilitar um canal de comunicação entre juventude e poder público local, garantir o acesso de jovens às informações sobre programas e projetos da Prefeitura, acolher as demandas de grupos e articulações juvenis, produzir informações que subsidiem a tomada de decisão de encaminhamento de ações mais prementes para as diferentes regiões da cidade. Não foram poucas e tampouco simples, as expectativas criadas para aqueles que ocupariam o cargo de auxiliar de juventude nas 31 Subprefeituras de São Paulo. O cargo foi criado em 2004, pela Lei 13.735, de autoria da então vereadora Tita Dias (PT) e sancionado pelo Decreto 45.889 de 2005, pelo então prefeito José Serra.

Contudo, quem quiser localizar esses auxiliares de juventude, descobrir quem são e o que fazem pode se ver diante de uma missão impossível. Uma lista com o nome deles está disponível no site da Coordenadoria Especial da Juventude,em que faltam informações sobre auxiliares de juventude das subprefeituras de Aricanduva, Butantã, Freguesia do Ó e Pinheiros. A lista também tem telefones desatualizados, sendo necessário que se recorra à telefonista para encontrar números e prefixos novos. Mas nem de longe este é o grande problema!

Entre os dias 01 e 16 de abril, foram realizadas consultas telefônicas diretamente nas subprefeituras em busca destes servidores municipais e, salvo exceções, encontrá-los se tornou uma busca do tipo "onde está Wally?".

Em Itaquera, Mooca, Vila Prudente e Guaianases, por exemplo, os auxiliares de juventude listados no site da coordenadoria sequer eram conhecidos pelos demais funcionários das subprefeituras. Nesses casos, foi comum ouvir das telefonistas interjeições do tipo: "quem?", "auxiliar de juventude?", "você ligou na assistência social?". Depois de uma peregrinação, nos dois primeiros casos o setor de recursos humanos informou que estes já não faziam parte do quadro de profissionais.

Em Vila Prudente, embora ainda fosse remunerado como auxiliar de juventude, Vander de Souza desempenhava outras funções no órgão administrativo. Em Guaianases, Marcelo Coelho Amorim estava na função até antes do período eleitoral, mas passada eleições tinha dúvidas se permaneceria como auxiliar.

Sem planos de ação: auxiliares de juventude viram "tarefeiros" na Zona Leste

Se em algumas subprefeituras localizar os auxiliares de juventude é um desafio para o munícipe, em outras a ausência de clareza das funções e a falta de interlocução com a Coordenadoria de Juventude são os principais dificultadores para aqueles que se reconhecem como auxiliares, mas revelam os limites de intervenções sem planejamento e apoio.

Em São Miguel, por exemplo, Wilson Alves da Silva, 40 anos, é responsável, entre outras atividades, por acompanhar assuntos e iniciativas que dizem respeito à juventude da região. Atualmente, seu trabalho consiste em divulgar aquilo que acontece em programas e projetos e atender demandas de jovens que entram em contato com a Coordenadoria pedindo equipamento para algum evento.

Há um ano desempenhando essa função, ele avalia que faz muito pouco para atender a realidade de jovens, que identifica como pobres e carentes de iniciativas mais consistentes. "Mas as atividades voltadas para jovens na região dependem muito de recursos e das propostas da própria Coordenadoria da Juventude, que não têm uma política e nem orçamento para realizá-las", pondera.

Outra debilidade apontada por ele é falta de experiência para desempenhar a função. "Em minha opinião, seria legal uma pessoa específica que entendesse de cultura, de trabalho, de sexualidade e da relação do jovem com a violência. Seria importante uma pessoa com uma inserção maior e que não pensasse que apenas show resolve os problemas da juventude", afirma Wilson.

No mesmo sentido, Juraci Certório da Silva, 40 anos, há oito meses como auxiliar de juventude da subprefeitura de Itaim Paulista, avalia que as dificuldades para exercer uma função criada para contribuir com o desenvolvimento e promoção de direitos de moças e rapazes se conectam, por um lado, às poucas iniciativas governamentais destinadas para a população juvenil da periferia e, por outro, pela falta de comunicação entre subprefeitura e Coordenadoria de Juventude.

O auxiliar queixa-se que, desde que está no cargo, não lhe foi apresentado um plano de ação da Prefeitura para a região. "Eles podiam oferecer um curso, uma formação para que a gente tivesse mais clareza e pudesse estar mais instruído para ocupar o cargo", comenta. "O que se oferece para a gente é zero". Além disso, comenta que sem políticas públicas, sem um plano, um auxiliar de juventude não consegue "tirar coelho de cartola".

Morador da região e presidente de uma associação comunitária, Juraciconta que é indagado sobre as iniciativas governamentais por jovens da região, em que escolas técnicas e equipamentos culturais são demandas prioritárias: "mas a gente vê que o que faz a diferença, são as igrejas. Caso, contrário, você não vê nada do poder público para ajudara juventude da periferia", conclui.

Na zona sul não é diferente

Os auxiliares de juventude Marcelo Louverde Magella da Silva, 37, da subprefeitura de Campo Limpo, Manuela Ramos de Paula, 23, de Cidade Ademar, e Flavia Pereira Barbosa, 19, de M Boi Mirim, assumiram o cargo, mas atuam em outros departamentos das subprefeituras em que estão vinculados: assistente social, secretaria de gabinete e técnico do Departamento de Obras, respectivamente. Em Vila Mariana a existência do cargo e o responsável por essa função são desconhecidos da equipe.

Apenas em Capela do Socorro e Santo Amaro, Vagner Riciati, 24, e Leandro Nunes Gama, 25, confirmaram seus postos de auxiliar de juventude e souberam descrever um conjunto de atividades que seriam pertinentes para melhorar a vida de moças e rapazes moradores das regiões em que trabalham. Contudo, a condição da atuação de ambos não é muito diferente da dos seus colegas da Zona Leste.

Para Vagner, no cargo há mais de três anos, a juventude da região está um pouco esquecida. "Não sei se por falta de interesse deles, porque a subprefeitura oferece serviços relacionados à cultura, esporte e lazer". Já Leandro Nunes, que trabalha como auxiliar desde 2005, a juventude da região "precisa de muita assistência" e aponta que "um dos problemas é a gravidez na adolescência e a falta de espaço para se distrair". Para ele, a Casa de Cultura é o local que mais poderia desenvolver trabalhos com crianças, adolescentes e jovens.

Atualmente, Vagner apóia projetos da subprefeitura relacionados à cultura, como a implantação de um Complexo Cultural na região e atividades realizadas pelo Programa São Paulo em Paz, iniciativa realizado desde 2006, por meio de um convênio firmado entre Secretaria de Participação e Parceria e o Instituto Sou da Paz. Sobre a Coordenadoria de Juventude, ambos declaram relações pontuais com o órgão para a promoção de eventos.



Se você procurar não vai encontrar a página do
Auxiliar de Juventude na Prefeitura, mas abaixo ela em cache:

Conheça o Auxiliar de Juventude da sua Região

Auxiliares de Juventude
Cada região da cidade de São Paulo tem um representante da Coordenadoria. Eles são encontrados nas Subprefeituras da cidade, sua função é atender os jovens, de forma descentralizada, no intuito de proporcionar um maior envolvimento de diversos grupos com o poder público municipal por meio de atividades sócio-culturais, de esporte e lazer.

Subprefeitura de Aricanduva/ Vila Formosa/ Carrão
Rua Eponina, 82
Auxiliar de Juventude:
Tel.: 2293-5789

Subprefeitura Butantã
R Ulpiano Costa Manso, 201
Tel.3742-7211

Subprefeitura do Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59
Auxiliar de Juventude: Gilson Bezerra Barbosa
Tel.: 5819-9964 - ramal 106

Subprefeitura de Capela do Socorro
Rua Cassiano dos Santos, 499
Auxiliar de Juventude: Vagner Fernandes Riciati
Tel.: 5667-8781 ramal: 3003

Subprefeitura da Casa Verde/ Cachoeirinha
Av. Ordem e Progresso, 1001
Auxiliar de Juventude: Luciano Joaquim Leite Rios
Tel.: 3857-1020 - ramal 214

Subprefeitura de Cidade Ademar
Av. Yervan Kissajikian, 416
Auxiliar de Juventude: Manuela Ramos de Paula
Tel.: 5670-70 - ramal 7026/7033

Subprefeitura de Cidade Tiradentes
Estrada do Iguatemi, 2751
Auxiliar de Juventude: Oziel de Souza
Tel.: 6282-7575/6558-2020 - ramal 2005

Subprefeitura de Ermelino Matarazzo
Av. São Miguel, 5550
Auxiliar de Juventude: André Menezes de Melo
Tel.: 6148-6585 Ramal: 247

Subprefeitura da Freguesia do Ó/ Brasilândia
Av. João Marcelino Branco, 95
Tel.: 3981-5053

Subprefeitura de Guaianases
Estrada de Itaquera, 2565
Auxiliar de Juventude: Marcelo Coelho Amorim
Tel.: 6553-4477

Subprefeitura do Ipiranga
Rua Lino Coutinho, 444
Tel.: 6808-3662

Subprefeitura de Itaim Paulista
Av. Marechal Tito, 3012
Auxiliar de Juventude: Alessandro Antunes
Tel.: 6561-6064 - ramal 2079

Subprefeitura de Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 103
Auxiliar de Juventude: Dilmário Vianna
Tel.: 6944-6555

Subprefeitura do Jabaquara
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2979
Auxiliar de Juventude: José Edinaldo da Silva
Tel.: 5588-3229

Subprefeitura do Jaçanã/ Tremembé
Av. Luiz Stamatis, 300
Auxiliar de Juventude: Tienes de Moura Jr
Tel.: 6241-1122 - ramal 243/265

Subprefeitura da Lapa
Rua Guiacurus, 1000
Auxiliar de Juventude: Gisela Del Puerto
Tel.: 3868-1454

Subprefeitura de M’ Boi Mirim
Av. Guarapiranga, 1265
Auxiliar de Juventude: Elton Silva Rovelo
Tel.:5894-2060

Subprefeitura da Mooca
Rua Taquari, 549
Auxiliar de Juventude: Fabio Felix
Tel.: 6292-2122 ramal: 234

Subprefeitura de São Miguel Paulista
Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
Auxiliar de Juventude: Wilson Alves da Silva
Tel.: 6297-1377

Subprefeitura de Parelheiros
Av. Sadamus Inoue, 5252
Auxiliar de Juventude: Maria Cristina da Silva
Tel.: 5926-6518

Subprefeitura da Penha
Rua Candapui, 492
Auxiliar de Juventude: Willians Donato Nascimento
Tel.: 2141-3526

Subprefeitura de Perus
Rua Ylídio Figueiredo, 349
Auxiliar de Juventude: Regina Oliveira
Tel.: 3917-9259

Subprefeitura de Pinheiros
Av. das Nações Unidas, 7.123
Tel.: 3095-9595

Subprefeitura de Pirituba
Rua Luis Carneiro, 193
Auxiliar de Juventude: José Carlos Emidio Rufino Jr
Tel.: 3993-6844 R. 158

Subprefeitura de Santana/ Tucuruvi
Av. Tucuruvi, 808
Auxiliar de Juventude: Josué Santos
Tel.: 6987-3844 - ramal 179

Subprefeitura da Sé
Av. do Estado, 900
Auxiliar de Juventude: Pedro Testi
Tel.: 3329-8238 - ramal: 8103

Subprefeitura de Santo Amaro
Praça Floriano Peixoto, 54
Auxiliar de Juventude: Leandro Nunes
Tel.: 5521-3338

Subprefeitura de São Mateus
Rua Ragueb Chohfi, 1400
Auxiliar de Juventude: Sibelle Cristina Cheffer
Tel.: 6112-6262

Subprefeitura de São Miguel Paulista
Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
Auxiliar de juventude: Wilson Alves da Silva
Tel.: 6297-1377

Subprefeitura de Vila Mariana
Rua José de Magalhães, 500
Auxiliar de Juventude: Célio Bento Mathias da Costa
Tel.: 5574-8681 rama 2055/56

Subprefeitura da Vila Maria/ Vila Guilherme
Rua General Mendes, 111
Auxiliar de Juventude: Alexandre Loduca
Tel.: 6967-8127

Subprefeitura de Vila Prudente/ Sapopemba
Av. do Oratório, 172
Vander de Souza
Tel.: 6100-7200 R. 7218




Fonte: Blog Mílton Jung - Viração - Prefeitura




Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

2 comentários:

  CLÁUDIO VIEIRA

25 de junho de 2009 às 23:38

Clóvis posso lincar o seu blog na Associação de Bairros que eu participo?

Abraços Claudio Vieira

  Clovid

21 de agosto de 2009 às 21:43

Ops Claro

Abraços