Ajudar o filho na escola antes que um traficante ajude

Cartilha da rede municipal do Rio ensina a ajudar o filho na escola.

Pequenas atitudes podem ajudar uma criança a se desenvolver melhor na escola. Mas nem sempre os pais sabem exatamente o que fazer quando os filhos não vão bem nos estudos. Amanhã, no primeiro dia de aula da rede municipal, a Secretaria de Educação do Rio vai distribuir 550 mil cartilhas aos alunos do ensino fundamental, que devem ajudar as famílias nesse acompanhamento escolar.

O material é um guia prático que traz 77 dicas de como agir para estimular o interesse das crianças em casa e acompanhar o trabalho dos professores. A cartilha também apresenta esclarecimentos sobre as principais medidas adotadas pela Secretaria de Educação, como as provas aplicadas a cada bimestre, as aulas de reforço e o projeto do boletim online, que divulga notas na internet. Clique aqui para ler a cartilha

Baixa participação
De acordo com a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, a necessidade de trazer as famílias para o cotidiano da escola foi apontada pelos próprios professores, que se queixaram da baixa participação dos pais no processo de aprendizado dos alunos.

Para a secretária, mesmo sem ter muitos anos de estudo, todo pai pode ajudar a valorizar a educação.

— A atitude mais importante é perguntar o que as crianças aprenderam. O pai deve sinalizar esse interesse pela escola e mandar mensagens claras para o filho de que a escola é importante. Qualquer pai pode fazer isso — afirmou Claudia Costin, que lembra ainda que os pais podem pegar livros nas salas de leitura das escolas e ler para os filhos em casa.

Respeitar o professor
Um dos pontos da cartilha ressalta a necessidade de a família reconhecer o papel do professor diante dos filhos. O objetivo é fazer com que as crianças respeitem os profissionais na escola. De forma divertida, as famílias também podem descobrir se agem de forma correta no acompanhamento escolar. Na cartilha, há um teste com perguntas sobre situações diárias envolvendo o estudo. Basta responder para saber se é um pai ou uma mãe nota dez.

Além do guia prático, a Secretaria de Educação vai enviar uma carta aos pais de alunos das 25 escolas com maior nota na Prova Rio. A avaliação foi aplicada em 2009 e mede a qualidade de ensino na rede municipal do Rio. Quem estudar nas melhores escolas saberá o desempenho da sua unidade.

As famílias de todos os alunos serão informadas ainda sobre a série em que a criança estuda, de acordo com a nova nomenclatura, que varia do 1° ao 9° anos.



A cartilha que vai ser distribuída aos alunos foi produzida pelo movimento Educar para Crescer. Liderado pela Editora Abril, o projeto é sem fins lucrativos e tem o objetivo de divulgar os conhecimentos sobre educação.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: