EFPP está renascendo




A EFPP está renascendo, aos poucos recebemos informações de que a ferrovia está sendo revitalizada.


Do blog peruspirapora.blogspot.com vem o post :EFPP recebe locomotiva Simplex !!!
Um dia muito especial para a história da EFPP.

Foi recebida hoje a locomotiva Simplex adquirida junto a uma fazenda de banana no litoral de São Paulo.

A locomotiva, fabricada em Bedford, Inglaterra por Motor Rail Ltd - Simplex Works provavelmente no final dos anos 40 ou início dos 50, é uma das únicas sobreviventes de seu porte - senão a única - no Brasil.

Antes encostada sem serviço por 8 anos, a preciosa locomotiva manteve-se em condições originais, inclusive com o seu motor Dorman diesel de 2 cilindros.

O transporte foi realizado em dois dias:

No primeiro dia (4 de junho), a locomotiva foi posta em marcha por um curto espaço de tempo para as gravações do depoimento de seu antigo maquinista em sua companheira inglesa de 25 anos de trabalho. Em seguida foram separados um par de rodeiros e um radiador sobressalente. Com muito cuidado, a locomotiva é içada e colocada com toda a segurança sobre o estrado do caminhão. Em seguida foram colocados os rodeiros e o radiador reserva. A chuva e os borrachudos aparecem para se despedir da máquina. Sr Antônio, seu antigo maquinista, fica visivelmente emocionado. O caminhão deixa a fazenda e percorre lentamente os caminhos rurais até ganhar a rodovia pavimentada, seguindo direto para a garagem da transportadora, onde chega por volta de 19:30.

No segundo dia, o caminhão sai às 7 da manhã em direção à pn do km 2, onde chega por volta das 7:30. O trole tubarão já se encontra no local para as boas-vindas. O par de rodeiros é colocado no trole e a locomotiva é cuidadosamente baixada até a linha. Em seguida é engatada ao trole e, com apoio dos operadores do caminhão, consegue embalo para seguir linha abaixo até o Corredor, onde foi estacionada, na linha 1, junto à jardineira.

A Simplex sofrerá um processo de limpeza e manutenção para trazer de volta sua funcionalidade, sobretudo com revisão dos sistemas de arrefecimento e lubrificação.

Cabe citar que esta conquista não seria possível sem a preciosa colaboração de Nilson Rodrigues, um dos maiores entusiastas da EFPP e também profundo conhecedor das ferrovias bananeiras do tipo "Decauville" de São Paulo.


1a viagem da locomotiva Simplex na EFPP


Segundo Nilson, é a primeira locomotiva que a EFPP recebe desde 1961, ano em que chegaram as máquinas oriundas da Usina Monte Alegre.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: