SABESP é a culpada de tudo e ninguem faz nada

SABESP é a culpada de tudo e ninguem faz nada!

A SABESP cobra pelo tratamento de esgoto, mas joga esgoto in natura no rio.
SABESP, o desrespeito a lei e ao seu bolso.
A água distribuída pela Sabesp é imprópria para consumo humano .
Descaso da SABESP
Causas das enchentes em Perus
Cidades de Atibaia, Caieiras e Franco da Rocha são inundadas por culpa da SABESP



Água consumida nas praias está contaminada

Folha de S.Paulo

A água distribuída pela Sabesp durante a maior parte do ano passado em Bertioga, no litoral de São Paulo, estava imprópria para consumo humano segundo relatório feito pela própria empresa.


Os dados mostram que a água apresenta coliformes termotolerantes (que aponta que houve contato com o esgoto). O mesmo problema também foi detectado em Praia Grande, mas em menor escala. O mesmo relatório aponta ainda graves problemas na água distribuída em outras cidades do litoral paulista, com a presença de coliformes totais (oriundos de matéria orgânica), como em São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Ilhabela e Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá.

Em Bertioga, a presença de coliformes termotolerantes aparece em ao menos 4 dos 11 meses analisados (os dados de dezembro não estão disponíveis). A presença desses coliformes pode ser indicativo de contaminação por algum tipo de bactéria que causa doenças como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria e cólera.

Uma portaria do Ministério da Saúde diz que a água só é potável se não houver presença desse tipo de bactéria. De acordo com o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Cidade, a presença de coliformes termotolerantes nunca foi confirmada na reanálise do material. Ele só não explicou por que os registros se concentraram em Bertioga (leia mais ao lado).

Nas outras 11 cidades do litoral paulista atendidas pela Sabesp, só foi constatada a presença desse tipo de bactéria em uma amostra (entre 150) da Praia Grande, em outubro. A portaria também estabelece que não é aceitável a presença de coliformes totais em até 5% das amostras.

Em Bertioga, esse índice foi superado em todos os meses. No posto de cloração da Riviera de São Lourenço, o índice só ficou abaixo de 5% em fevereiro. Também houve detecção de coliformes totais em São Vicente (oito meses), Praia Grande (cinco meses), Mongaguá (quatro), Itanhaém (três), Ubatuba (dois), Ilhabela e Vicente de Carvalho --distrito do Guarujá -- (uma vez cada um). Os coliformes totais são indicadores de que o sistema é vulnerável a outros organismos que podem ser prejudiciais.

Doenças
De acordo com o gastroenterologia da Unifesp Sérgio Domingues, a água contaminada pode causar doenças do tubo digestivo que provocam a diarreia ou ainda viroses do tipo hepatite ou rotavírus.

Segundo ele, é importante procurar um serviço de saúde. Grupos de risco, crianças ou idosos, por exemplo, devem ter especial atenção.

Ele afirma ainda que no verão essas doenças aparecem com mais frequência, principalmente no litoral.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: