Leve Leite é lider em reclamações na prefeitura

No primeiro trimestre de 2009, a Ouvidoria Geral da Prefeitura de São Paulo recebeu sete reclamações referentes ao Programa Leve Leite, da Secretaria Municipal de Educação. Nos três primeiros meses deste ano, as queixas foram 45 vezes maiores.O programa responsável pela distribuição de leite para mais de 900 mil alunos da rede municipal de educação foi alvo de 315 reclamações.

Até o meio do ano passado o leite era entregue nas escolas. A partir de agosto, os Correios passaram a ser os responsáveis pela distribuição.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação afirma em nota que “antes dos Correios, as escolas ficavam obrigadas a estocar em suas dependências centenas de quilos de leite e ainda designar funcionários para a distribuição do produto. Com a entrega pelos Correios, as escolas podem ter como foco sua verdadeira função, que é ensinar. Além disso, as novas regras garantem maior segurança aos estudantes e suas famílias que não têm mais de se arriscar com quilos de leite nas mãos no trajeto entre as escolas e suas casas”.

A pasta explica ainda que os Correios fazem três tentativas de entregar o leite nas casas dos alunos, e que por esse motivo é importante que os pais mantenham o endereço atualizado. Segundo a nota, "as possíveis falhas são apuradas com todo o rigor necessário e, sempre que o reclamante dá o nome, endereço ou o CEP corretamente, seu problema é resolvido em curto prazo."

O topo da lista de serviços reclamados, no entanto, é ocupado pela iluminação pública (614). Em seguida estão: qualidade no atendimento (603); jardinagem (333); o Leve Leite (315); buracos em via pública (313); escolas (287) e impostos e taxas (208).

Assim como o Leve Leite, outros serviços da Prefeitura também apresentaram aumento nas reclamações. As queixas referentes às escolas tiveram crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2009. Os buracos em via pública tiveram acréscimo de 18% nas estatísticas.

Os impostos e as taxas também apresentaram grande aumento em relação ao mesmo período do ano passado: de 29 protocolos foi para 208. Este item envolve vários órgãos, mas as que concentram o maior número de queixas são as secretarias do Verde e do Meio Ambiente, com 163 registros, e Finanças, com 42.

Apesar de ocupar a primeira posição em número de reclamações, os serviços de iluminação pública apresentaram a maior queda em relação ao primeiro trimestre de 2009 – quando foram registradas 843 queixas. Neste ano, foram 614.

Secretaria da Educação

Ao lado das queixas sobre as escolas e creches, o Leve Leite ajudou a colocar a Secretaria de Educação no primeiro lugar da lista de críticas recebidas pelo órgão da Prefeitura. A pasta foi alvo de 757 reclamações.

Na mesma nota enviada ao G1, a secretaria afirma estar cumprindo sua obrigação ao, por exemplo, aumentar o número de vagas nas creches - 59 mil crianças em dezembro de 2004 para mais de 123 mil em 2010 - e ao construir 61 novas unidades desde 2005.

Em segundo lugar aparece a Secretaria de Serviços, com 651 queixas. O órgão é responsável pela limpeza urbana, iluminação pública e pelos serviços funerários. A Secretaria da Saúde ocupa o terceiro lugar, com 419 críticas, seguida de perto pela Secretaria de Transportes, com 313. As empresas mais reclamadas são a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans.

Entre as subprefeituras, a que reúne o maior número de reclamações é a Lapa com 104, seguida por Itaquera (95), Ipiranga (88) e Butantã (87).

[Fonte]



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